sexta-feira, 9 de julho de 2010

Dormir com maquiagem envelhece

Confraternizações na empresa, encontros com os amigos, Natal e celebrações da chegada do Ano Novo são algumas das muitas festas típicas desta época, para esses eventos uma maquiagem bem feita faz parte do ritual da maioria das mulheres. No entanto, tão importante quanto produzir o visual belo é a retirar o todo o make.
Dormir maquiada é um dos maiores erros que as mulheres podem cometer. Os produtos tapam os poros e não permitem que a derme respire corretamente. “Em médio prazo, a pele perderá a viscosidade, se tornará mais oleosa e o envelhecimento será acelerado”, ressalta o dermatologista Dr. César Cuono, com o qual conversamos para esclarecer todos os pontos sobre o tema.
Para algumas pessoas a maquiagem de hoje em dia tem uma série de proteínas para a pele e, em alguns casos poderia não prejudicar se não fosse retirada.
Isso é totalmente errado?
É errado. Mesmo a maquiagem tipo mineral – não muito comum no Brasil – faz mal à pele se não retirada, pois os poros se fecham e a derme não respira corretamente.
Ficar muitas horas por dia com a maquiagem pode resultar em algum dano?
A pele fica mais oleosa, pois não respira direito. Em médio prazo, a viscosidade se perde e o envelhecimento é acelerado.
Como deve ser a retirada da maquiagem?
A higienização deve ser feita com aplicação de um demaquilante, no mínimo duas vezes, seguida de lavagem com sabonete. Para certificar que a maquiagem foi retirada completamente, pegue um algodão umedecido com água e passe no rosto. Caso ainda haja resquícios do make, repita a lavagem. Para finalizar, aplique a loção tônica e, em seguida, o hidratante. Se a disposição, num dia ou noutro, for pequena, passe, pelo menos, o demaquilante até perceber que a pintura foi removida
E no caso do rímel, há algum prejuízo para os cílios se usar o produto por muitas horas ou dormir com essa maquiagem?
Tudo que é químico e estranho ao organismo deve permanecer o mínimo necessário. Sempre há a chance de uma irritação, ou desenvolvimento de uma infecção na glândula ciliar, por exemplo, um terçol.
A maquiagem dos cílios requer algum cuidado especial para se retirada, ou basta passar o demaquilante?
Pode usar demaquilante, mas com cuidado para não cair nos olhos e desenvolver irritações oculares. Retire o excesso com algodão úmido com água e finalize com demaquilante.
Há mulheres que usam lápis nas sobrancelhas e não o tiram nem para dormir. Que tipo de prejuízo essa atitude pode trazer?
Pode aumentar o risco de uma alergia por contato, ou, até de uma irritação direta pelo produto.
Há algum outro tipo de cuidado que a mulher deve ter no quesito maquiagem?
Para muitas mulheres, a maquiagem tem grande durabilidade e a atenção ao observar a data de validade a cada uso é essencial. Produtos usados após o vencimento podem trazer irritação cutânea com danos enormes e tratamento lento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário